26/04/2013

07/06/2013 22:06

Sexto dia (26/04/2013)

Saímos da pousada às 06h20 min com destino a Miranda, fazendo transecto motorizado por todo o percurso, passando pelo Buraco das Piranhas e o Passo da Lontra (também passamos sobre o rio Paraguai). 

Nesse dia, porém começamos fazendo um ponto fixo e depois retornamos ao ônibus para andar mais ainda para começar o transecto a pé; isso ocorreu devido a termos encontrado uma boiada no caminho (acabamos por fazer este ponto fixo às 10h20m, e depois de mais um tempo seguindo a comitiva, conseguimos atravessá-la e chegar a Porto - Da - Manga). Ai então, fizemos outro ponto fixo (por volta das 11h05m), sendo que a comitiva começou a chegar no local onde estávamos e destruiu 5 dos nossos tubinho do experimento das formigas. Nessa pequena vila pudemos visualizar o Maciço do Urucum bem ao fundo e chegamos às margens do Rio Paraguai e...

COMEÇAMOS O TRANSECTO A PÉ NA TRANSPANTANEIRA SUL =D Com sentido a Curva - Do - Leque... Logo no começo, podíamos ver a nuvem preta de pernilongos se formando (mas muito menor quando comparada ao dia 23), apesar de também haver muitas áreas úmidas neste transecto; esse dia foi relativamente curto, devido ao tempo em que ficamos "presos" devido a passagem da comitiva, mas, como sempre dizem: no campo sempre podem acontecer imprevistos (mas a maior prova disso ainda está por vir no dia de amanhã). Fizemos 4 pontos fixos e 4 trechos a pé neste dia.

Nesse dia vimos uma quantidade muito grande de jacarés (Caiman Yacare) e também pudemos ver bem de perto o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus); pudemos ver também tachãs (Chauna Torquata) e, pela primeira vez, um bugio (Alouata Caraya), bem ao longe, em um torre de energia.

O ônibus nos pegou às 16h10m e fizemos transecto motorizado até às 17h50m, quando não podíamos mais enxergar nada devido a escuridão que caiu sobre o Pantanal (nossa hahahahahaha).

Nada poderia nos preparar para o que estava por vir... Como já disse aqui, no campo sempre podem acontecer imprevistor, e maior prova disso estará no dia seguinte.